O uso de metodologia e instrumentos avaliativos migratórios entre a educação tradicional e progressiva

Autores

  • Mirella Dalvi dos Santos Ufes

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v12i24.102

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Avaliação, Faculdade do Sul da Bahia, Teixeira de Freitas

Resumo

Este estudo analisa a aplicação de testes que estabelecem uma migração à educação progressiva por meio de métodos avaliativos que consideram a individualidade de cada educando e abandona os exames excludentes e classificatórios. Para tal, foi realizado um estudo de caso em que se aplicou um questionário composto por questões fechadas sobre a percepção das provas aplicadas às disciplinas, em 94 alunos do curso de engenharia civil da Faculdade do Sul da Bahia. Os resultados permitiram que a docente pudesse identificar problemas pontuais de aprendizado e adaptasse a metodologia de ensino. Para os alunos, o questionário permitiu a auto avaliação e reflexão sobre seus estudos e dificuldades. Acredita-se que o uso deste instrumento deva ser continuado e expandido às outras disciplinas, uma vez que abre o diálogo entre aluno e professor e traz melhorias significativas ao ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella Dalvi dos Santos , Ufes

Mestre em Engenharia Civil, ênfase em Estruturas. Geotecnia na Universidade Federal do Espírito Santo. Professora-auxiliar da Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)

Publicado

20/10/2016

Como Citar

Santos , M. D. dos. (2016). O uso de metodologia e instrumentos avaliativos migratórios entre a educação tradicional e progressiva . Revista Mosaicum, 12(24). https://doi.org/10.26893/rm.v12i24.102

Edição

Seção

Artigo(s)