Notas sobre a alimentação de sphyraena guachancho cuvier, 1829 e scomberomorus brasiliensis collette (russo & zavala-camin, 1978) (Actinopterygii: sphyraenidae, scombridae) na praia do malhado, ilhéus (Bahia)
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v12i24.106Palavras-chave:
Ictiologia, Alimentação de peixes, Peixes carnívoros, BahiaResumo
Os conteúdos gastro-intestinais de 49 exemplares de Sphyraena guachancho (Actinopterygii, Sphyraenidae) e de 8 exemplares de Scomberomorus brasiliensis (Actinopterygii, Scombridae) coletados entre janeiro de 2004 e novembro de 2005 na Praia do Malhado (município de Ilhéus, estado da Bahia, nordeste do Brasil) foram examinados. Em S. guachancho foram identificad os 4 categorias alimentares (Teleostei - o principal item em ocorrência e número, matéria orgânica digerida, Mollusca Cephalopoda e Algae). Em S. brasiliensis a única categoria alimentar identificada foi Teleostei. S. guachancho e S. brasiliensis são carnívoros e predadores ativos como citado na literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.