A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v12i23.109Palavras-chave:
Protestantismo, Sistema educacional brasileiro, Epistemologia, IdeologiaResumo
O presente estudo tem objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica como se deu a expansão do protestantismo no Brasil, identificando os reflexos de ordem epistemológico, ideológico e metodológico, no sistema educacional brasileiro, com o advento do Período Republicano. Outrossim, essa pesquisa pretende contribuir para o entendimento historiográfico dos aspectos fundantes da educação brasileira concernente aos influxos do Protestantismo, pouco explorados na literatura. Para compreensão desse fenômeno, foram estudados os expoentes do assunto em questão, a saber: Mendonça e Velasques (2002), Reis (2007); Nascimento (2004), Garrido (2005), Schulz(2002), Massotti (2007), dentre outros. Os resultados deste estudo apontam
que a inserção do Protestantismo na educação brasileira, percorreu uma longa trajetória, e mesmo com tantos anos de altos e baixos, se fez presente com sua concepção protestante ideológica, metodológica e epistemológica, no campo educacional.
Palavras-chave: Protestantismo. Sistema educacional brasileiro. Epistemologia. Ideologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.