Prevalência de adenomas colorretais em pacientes submetidos à colonoscopia na UNACON em Teixeira de Freitas, BA
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v12i23.114Palavras-chave:
Biomedicina, Cãncer colorretal, Adenoma, Pólipos, Teixeira de FreitasResumo
O câncer colorretal é uma neoplasia que afeta o intestino grosso, cujos fatores genéticos e ambientais são predominantemente influenciadores. O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de adenomas colorretais em pacientes atendidos na UNACON - Unidade de Alta Complexidade Oncológica, na cidade de Teixeira de Freitas-BA. Realizou-se um estudo retrospectivo com abordagem transversal, em 116 pacientes submetidos à colonoscopia entre
janeiro de 2012 a outubro de 2015. Dos 116 pacientes estudados, 16,38% apresentaram história familiar para câncer colorretal e 83,62% não apresentaram. O sexo masculino com 46,55% e o feminino 53,45% dos casos. A displasia de alto grau foi prevalente em 49,14% e a maioria dos pólipos localizava-se no reto (35,35%). Dentre as alterações histológicas, a que apresentou maior número de casos foi a tubular, com 32,76%. Baseado nos achados, concluiu-se que a histologia tubular, localização de pólipos no reto e quadro clínico em estágio avançado foram os dados mais frequentes. Sendo assim, é imprescindível a implementação de um programa efetivo com informações e medidas preventivas para o câncer colorretal, viabilizando melhorias futuras na redução desses índices.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.