As representações sociais da paternidade

Autores

  • Maria Célia Ferreira Danese USP
  • Débora Rosa da Silva Fasb
  • Juliane do Nascimento Silva Exaltação Fasb

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.132

Palavras-chave:

Direito, Adolescência, Paternidade, Gravidez na adolescência

Resumo

Este trabalho retrata os aspectos subjetivos à paternidade na adolescência, bem como os fatores de risco relacionados ao fenômeno da gravidez nesse período, que é considerada uma problemática de grandes proporções na sociedade atual. Tem como objetivo explorar o “mundo” da paternidade por meio dos principais atores envolvidos neste processo, as im­plicações sociais decorrentes de uma gravidez vivenciadas pelo pai adolescente, além dos impactos das mudanças nesta fase da vida. Para o presente estudo utilizou-se da Teoria das Representações Sociais para fundamentá-lo e de um questionário semiestruturado para coleta de dados. Conclui-se com este trabalho que o contexto familiar está diretamente relacionado aos fatores da gravidez na adolescência e que o pai, também envolvido neste processo, fica a mercê no que diz respeito aos programas de assistência à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Célia Ferreira Danese , USP

Mestre em Psiquiatria ( USP), docente da Faculdade do Sul da Bahia (FASB), Tutora da ENSP/Fiocruz para o curso de apoio matricial na aten­ção básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Débora Rosa da Silva , Fasb

Enfermeira formada pela Faculdade do Sul da Bahia (FASB).

Juliane do Nascimento Silva Exaltação , Fasb

Enfermeira formada pela Faculdade do Sul da Bahia (FASB).

Publicado

16/07/2020

Como Citar

Danese , M. C. F. ., Silva , D. R. da ., & Exaltação , J. do N. S. (2020). As representações sociais da paternidade. Revista Mosaicum, 10(20). https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.132

Edição

Seção

Artigo(s)