Nascentes e mata ciliar: mapeamento e diagnóstico da preservação ambiental: um enfoque para o córrego São Lourenço em Teixeira de Freitas, BA
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.133Palavras-chave:
Ciência da terra, Preservação, Impacto ambiental, Córrego São Lourenço, Teixeira de Freitas, BahiaResumo
Objetivou-se localizar, mapear e diagnosticar o estado de preservação ambiental das nascentes do Córrego São Lourenço, além de identificar a existência e a qualidade ambiental dessa mata ciliar (Área de Preservação Permanente - APP), na faixa marginal desse córrego. Analisou-se também os aspectos ambientais e a vegetação que caracterizam a área, os quais foram relacionados com as atividades humanas e seus respectivos impactos para o meio ambiente. Encontrou-se três nascentes, duas com APPs classificadas como perturbadas e uma como degradada. O córrego não apresenta mata ciliar na maior parte de sua extensão e ao longo do seu percurso há vários pontos de lançamentos de efluentes. Existe a necessidade de um plano de preservação e recomposição da vegetação das APPs em estudo, e o tratamento dos efluentes lançados no córrego.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.