História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.134Palavras-chave:
Educação, História de vida, Ação docente confessional protestante., Teixeira de Freitas, BahiaResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a história de vida do professor da escola confessional protestante conveniada à Secretaria de Educação do município de Teixeira de Freitas, Bahia influencia a ação docente impactando na formação moral dos educandos do ensino fundamental I. O presente estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa biográfica de história de vida, visando resgatar as relações entre a história individual e a história coletiva. Como suporte teórico apoiou-se nos estudos de Bourdieu (2011), com relação à formação moral do infante das escolas conveniadas o trabalho sustentou-se nas pesquisas de Piaget (1994), para o entendimento do que venha a ser educação fundou-se em Durkheim (1955); Dewey (1959), e com referência a ação educativa das escolas protestantes ancorou-se nos pensamentos de Reis e Assis (2013). Quando analisadas as histórias de vida dos entrevistados percebeu-se que a história de vida incide diretamente na ação educativa de caráter confessional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.