Hepatotoxicidade do acetaminofeno (paracetamol) na dengue

Autores

  • Tharcilla Nascimento da Silva Macena UESC
  • Raiane Gobira Salomão Fasb
  • Tamy Alves de Matos Rodrigues Fasb
  • Gislaine Mendes Coelho Fasb

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.138

Palavras-chave:

Biomedicina, Acetaminofen, Aedes aegypti, Dengue

Resumo

A dengue é uma arbovirose originada do vírus da família Flaviviridae, considerado altamente tóxico às células do fígado. Com a disseminação dessa enfermidade os órgãos públicos de saúde elaboraram um protocolo visando tratar seus sintomas, já que não existe, atualmente, medicamento que combata o vírus. Estas orientações incluem o uso do acetaminofeno como principal fármaco no combate aos sintomas, descrito como seguro e eficaz. Entretanto, pesquisas demostram que durante o processo de absorção do acetoaminofeno são gerados metabólitos altamente tóxicos que podem causar sérios danos degenerativos aos hepatócitos, em casos de superdosagem. Com objetivo de demonstrar a relação entre o uso do acetaminofeno e sua hepatotoxicidade em casos de dengue realizou-se uma revisão de literatura, em bancos de dados, que serviram de subsídios para maior esclarecimento do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tharcilla Nascimento da Silva Macena , UESC

Mestre em Genética e Biologia Molecular (UESC), Docente na Faculdade do Sul da Bahia e na Universidade do Estado da Bahia.

Publicado

16/07/2020

Como Citar

Macena , T. N. da S. ., Salomão , R. G. ., Rodrigues , T. A. de M. ., & Coelho , G. M. . (2020). Hepatotoxicidade do acetaminofeno (paracetamol) na dengue. Revista Mosaicum, 10(20). https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.138

Edição

Seção

Artigo(s)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>