Epidemiologia da hanseníase em Teixeira de Freitas, Bahia

Autores

  • Tharcilla Nascimento da Silva Macena UESC
  • Ceslaine Santos Barbosa Fasb
  • Dámiris Gripa Giacomin

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.139

Palavras-chave:

Biomedicina, Hanseníase, Teixeira de Freitas, Paucibacilares., Multibacilares, Epidemiologia

Resumo

A hanseníase é uma das moléstias mais antigas já descrita, com relatos desde 600 a.C. A hanseníase, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, é uma doença infectoconta­giosa capaz de causar sérias lesões dermatológicas e neurológicas. A presente pesquisa teve como objetivo apresentar os dados epidemiológicos de casos de Hanseníase em Teixeira de Freitas-BA. Os dados da pesquisa foram fornecidos pela Vigilância Epidemiológica por meio dos dados do SINAN nos anos de 2009 a 2012. As variáveis levadas em consi­deração foram: sexo, faixa etária e classificação operacional. Os resultados apontam que está tendo um controle endêmico, sendo resultado de uma efetiva campanha no combate da Hanseníase promovido pelo Ministério da Saúde em conjunto com a vigilância epide­miológica do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tharcilla Nascimento da Silva Macena , UESC

Mestre em Genética e Biologia Molecular (UESC), Docente na Faculdade do Sul da Bahia e na Universidade do Estado da Bahia.

Publicado

16/07/2020

Como Citar

Macena , T. N. da S. ., Barbosa , C. S. ., & Giacomin , D. G. (2020). Epidemiologia da hanseníase em Teixeira de Freitas, Bahia . Revista Mosaicum, 10(20). https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.139

Edição

Seção

Artigo(s)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>