Educação ambiental no processo saúde-doença: a formação acadêmica do enfermeiro da Faculdade do Sul da Bahia

Autores

  • Nara Cuman Motta Ufes
  • Gleida Danese Lima FVC

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.141

Palavras-chave:

Meio ambiente, Sa´ude, Enfermagem, Formação profissional, Teixeira de Freitas, Faculdade do Sul da Bahia

Resumo

 O Código Internacional de Enfermagem (2000) aponta a responsabilidade do enfermeiro pela preservação do meio ambiente, protegendo-o contra o empobrecimento, degradação e a destruição. O graduando de enfermagem da Faculdade do Sul da Bahia (FASB) está consciente que o processo de adoecimento está diretamente relacionado com o meio am­biente em que se vive? Para responder este questionamento, esse estudo objetiva: investi­gar as representações sociais dos discentes de enfermagem da FASB, sobre a influência do meio ambiente na saúde coletiva. Trata-se de um estudo exploratório numa abordagem qualitativa, realizado com docentes e discentes do curso de graduação em enfermagem. Com resultado pode-se constatar que ainda existe uma dificuldade em relacionar meio ambiente e os processos de saúde e doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Cuman Motta , Ufes

Doutora em Ciências área de concentração Geografia Humana pela USP (1993), Mestre em Geografia pela UNESP, Professora aposentada pela UFES.

Gleida Danese Lima , FVC

Mestre em Gestão ambiental (FVC), Especialista em Enfermagem do Trabalho, Especialista em Saúde Pública e Professora/orientadora no curso de Enfermagem da Faculdade do Sul da Bahia.

Publicado

16/07/2020

Como Citar

Motta , N. C. ., & Lima , G. D. . (2020). Educação ambiental no processo saúde-doença: a formação acadêmica do enfermeiro da Faculdade do Sul da Bahia . Revista Mosaicum, 10(20). https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.141

Edição

Seção

Artigo(s)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)