Avaliação dos fatores de risco da hipertensão arterial dos feirantes de Teixeira de Freitas, BA

Autores

  • Maria Célia Ferreira Danese Fasb
  • Aélio Duque Silva Fasb

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.142

Palavras-chave:

Biomedicina, Hipertensão, Fatores de risco, Teixeira de Freitas, Bahia

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) representa grave problema de saúde. Como há uma relação direta do estilo de vida com os fatores de risco para a HAS, este estudo bus­cou identificar e classificar os níveis pressóricos de trabalhadores em feiras ambulantes, cadastrados em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de uma cidade do estremo sul da Bahia, para identificar os fatores de risco no estilo de vida do grupo que favoreçam o aparecimento da HAS. O método usado foi de caráter descritivo quantiqua­litativo no qual foram abordadas 59 pessoas. Os resultados apontaram fatores de risco para HAS em grande parte do grupo e pressão sanguínea acima dos índices recomendados. Concluiu-se que para o grupo é necessária uma sensibilização para mudança de hábitos de vida em decorrência dos riscos que a HAS pode causar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aélio Duque Silva , Fasb

Enfermeiro, Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto Brasileiro de Pós­-Graduação e Extensão (2013). Fiscal do COREN/Bahia, subseção Teixeira de Freitas.

Publicado

16/07/2020

Como Citar

Danese , M. C. F. ., & Silva , A. D. . (2020). Avaliação dos fatores de risco da hipertensão arterial dos feirantes de Teixeira de Freitas, BA. Revista Mosaicum, 10(20). https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.142

Edição

Seção

Artigo(s)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)