Avaliação dos fatores de risco da hipertensão arterial dos feirantes de Teixeira de Freitas, BA
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.142Palavras-chave:
Biomedicina, Hipertensão, Fatores de risco, Teixeira de Freitas, BahiaResumo
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) representa grave problema de saúde. Como há uma relação direta do estilo de vida com os fatores de risco para a HAS, este estudo buscou identificar e classificar os níveis pressóricos de trabalhadores em feiras ambulantes, cadastrados em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de uma cidade do estremo sul da Bahia, para identificar os fatores de risco no estilo de vida do grupo que favoreçam o aparecimento da HAS. O método usado foi de caráter descritivo quantiqualitativo no qual foram abordadas 59 pessoas. Os resultados apontaram fatores de risco para HAS em grande parte do grupo e pressão sanguínea acima dos índices recomendados. Concluiu-se que para o grupo é necessária uma sensibilização para mudança de hábitos de vida em decorrência dos riscos que a HAS pode causar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.