O cônjuge e o companheiro no direito sucessório brasileiro e a violação ao princípio da equidade

Autores

  • Bernardete Schleder dos Santos UESC
  • Heloísa Missau Ruviaro UFSM
  • Márcia Samuel Kessler UFSM

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.145

Palavras-chave:

Direito, Direito de Sucessão, Família, Código Civil, Artigo 1790, Cônjuge

Resumo

O texto tem por objetivo discutir as diferenças entre o tratamento dispensado pela legisla­ção brasileira em relação aos cônjuges e companheiros, confrontando-as com os princípios da dignidade da pessoa humana e da afetividade. Além da análise da legislação brasileira é realizada uma comparação com legislações estrangeiras, como forma de identificar mu­danças possíveis na realidade brasileira. Para isso, utiliza de método de pesquisa biblio­gráfica de autores nacionais e internacionais sobre o tema, bem como de fontes primá­rias brasileiras e estrangeiras. Conclui-se que as diferenças de tratamento entre cônjuge e companheiro são históricas, mas que, a partir da atual configuração do conceito de família deve-se, a partir de um olhar constitucional, entender pela inconstitucionalidade do art. 1790 do Código Civil, primando-se por uma adequação da legislação sucessória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardete Schleder dos Santos , UESC

Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul e professora assistente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA-Santa Maria).

Márcia Samuel Kessler , UFSM

Graduada em Ciências Contábeis (UFSM) e acadêmica de Direito da Univer­sidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

16/07/2020

Como Citar

Santos , B. S. dos ., Ruviaro , H. M. ., & Kessler , M. S. . (2020). O cônjuge e o companheiro no direito sucessório brasileiro e a violação ao princípio da equidade . Revista Mosaicum, 10(20). https://doi.org/10.26893/rm.v10i20.145

Edição

Seção

Artigo(s)