O ensino religioso no processo de formação do aluno

contribuições e lacunas

Autores

  • Rodrigo de Araújo Pereira PUC/CAMPINAS
  • Celso Kill UNIMARe

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v14i19.152

Palavras-chave:

Educação, Ensino religioso, Escola, Legislação, Educando

Resumo

 Esse artigo trata do Ensino religioso no processo de formação do aluno, procurando refletir sobre as contribuições e as lacunas surgidas nesse processo de ensino--aprendizagem. A religiosidade surgiu com os primeiros seres humanos que manifestavam suas crenças nos seres inanimados representados nos fenômenos naturais: o relâmpago, a lua, o sol, as estrelas. A polêmica sobre a obrigatoriedade do ensino religioso em escolas públicas e privadas traz elementos da liberdade de expressão e da desvinculação expressa da administração pública das entidades religiosas a não ser as expressamente permitidas na legislação vigente. O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a importância do ensino religioso na formação do aluno. Metodologicamente, essa é uma pesquisa bibliográfica, que utiliza materiais  bibliográficos referentes ao tema levantados junto a fontes fidedignas voltadas à pesquisa científica e acadêmica. Como resultados, é apresentada a proposta da formação de professores especialistas ao nível de Licenciatura em Ciências da Religião que promoverão o ensino baseado na filosofia e sociologia das religiões de modo que o aluno conheça o fenômeno religioso e não a catequização conforme uma determinada religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Araújo Pereira, PUC/CAMPINAS

Mestrado Profissionalizante - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

Celso Kill, UNIMARe

Mestrado – Comunicação – Universidade de Marília, UNIMARe

Publicado

15/07/2020

Como Citar

Pereira, R. de A., & Kill, C. . (2020). O ensino religioso no processo de formação do aluno: contribuições e lacunas. Revista Mosaicum, 14(19). https://doi.org/10.26893/rm.v14i19.152

Edição

Seção

Artigo(s)