A liberalização financeira no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v14i19.154Palavras-chave:
Economia, Crise financeira, Brasil, Liberalização financeiraResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar o panorama do processo da liberalização financeira ocorrida na década de 1980 em diante. A análise inicia a partir da concepção dessa medida econômica no mundo, além de relatar as consequências por meio de evidências empíricas, estas baseadas em trabalhos direcionados a investigação dos resultados da liberalização da conta de capital feitas por vários autores de diferentes correntes de pensamento econômico. Esse material também trás, em particular, a trajetória e os resultados da implantação da liberalização financeira da conta de capital no Brasil até o ano de 2005. De ante as análises, conclui-se que tal decisão econômica no Brasil, gerou custos sociais elevados devido ao aumento na volatilidade da atividade econômica real, além de não ser capaz de combater a inflação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.