A linguística estrutural e o inconsciente freudiano
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v8i16.172Palavras-chave:
Linguística, Linguagem, Estruturalismo, Saussure, InconscienteResumo
O presente artigo apoia-se na concepção de linguagem, tal como aparece na linguística estruturalista de F. Saussure, com fins a confronta-la com algumas colocações de Freud acerca de proximidade entre os funcionamentos da linguagem e o do inconsciente. As principais idéias estruturalistas - de signo, de estrutura e, principalmente, sobre o processo estrutural de construção de sentido – são apresentadas e servem à constatação de que entre esses dois autores existem bem mais diferenças do que afinidades, desencorajando, assim, qualquer iniciativa de se encontrar argumentos nas pesquisas saussurianas para o desenvolvimento das teses psicanalíticas de Freud sobre o processo da linguagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.