Jogos matemáticos na Escola Indígena Pataxó Aldeia Velha

Autores

  • Leonardo Diego Lins Uneb
  • Francisco Ferreira Dantas Filho UEPB
  • Maura Regina do Nascimento
  • Thairis Gomes dos Santos Uneb

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.182

Palavras-chave:

Educação, Matemática, Jogos matemáticos, Escola Indígena Aldeia Velha, Extremo sul da Bahia

Resumo

No Brasil o Ensino de Matemática é reconhecido como deficiente, tanto o que se refere à formação docente como discente, traduzido na débil aprendizagem dos conceitos matemáticos e do aparato matemático existentes nas escolas. De maneira geral ele é caracterizado pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos mecanicamente, decoradas de forma liberal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda visando à compreensão dos fenômenos matemáticos envolvidos. Particularmente, gostaríamos de destacas que nas escolas indígenas do Extremo Sul da Bahia essa realidade não é diferente. Tendo em vista esses problemas de ordem matemática no processo de aprendizagem dos conceitos matemáticos, estre trabalho pretende a partir da crítica construtiva da linguagem matemática, adotas uma abordagem metodológica alternativa da matemática, introduzindo jogos matemáticos nas turmas do Ensino Fundamental da escola Pataxó Aldeia Velha. A operacionalização didática dos conteúdos é batizada pelo modelo cognitivista ausubeliano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ferreira Dantas Filho, UEPB

Professor Adjunto do departamento de Química da UEPB. Professor do Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências e Educação Matemática.

Maura Regina do Nascimento

Professora do Colégio Motiva - Campina Grande.

Thairis Gomes dos Santos, Uneb

Licenciatura em Biologia - Uneb.

Publicado

20/05/2015

Como Citar

Lins, L. D. ., Dantas Filho, F. F. ., Nascimento, M. R. do ., & Santos, T. G. dos . (2015). Jogos matemáticos na Escola Indígena Pataxó Aldeia Velha. Revista Mosaicum, 11(21). https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.182

Edição

Seção

Artigo(s)