Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.183Palavras-chave:
Educação, Ensino de química, Resíduos sólidos, CTSAResumo
A busca por metodologias inovadoras e contextualizadas, que possam fazer uma intima relação da construção de conceitos científicos em sala de aula, com o cotidiano do aluno, perfaz os objetivos atuais no Ensino de Química. Nesta perspectiva, este trabalho tem o objetivo de vincular uma sequência de ensino numa abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) a partir de questões ambientais, ocasionadas pelos resíduos sólidos urbanos, que culminou em uma conscientização de estudantes a mudar suas atitudes e buscar soluções para reformulações no âmbito educacional. Constatou-se que a proposta de estudo sobre os resíduos sólidos permitiu que os discentes compreendessem o tema abordado de forma articulada com as leis, a economia, a política, a cultura, que perpassam esse tema, levando-os a tecer um olhar mais crítico sobre o sistema de destinação dos resíduos sólidos.
Palavras-chave: Sequência Didática, Resíduos Sólidos Urbanos. CTSA
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.