Maria Antonieta: protagonista histórica de romance literário

Autores

  • Adriano Falqueto Lemos Ufes
  • Jayza Monteiro Almeida Ufes

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.186

Palavras-chave:

Literatura, História, Romance histórico, Maria Antonieta, Rainha, França, 1789

Resumo

O texto a seguir discute, principalmente, o diálogo entre dois campos de estudo e saber que se entrecuzam no romance Maria Antonieta, da coleção As Grandes Mulheres da História, que tem como protagonista a controversa rainha francesa Maria Antonieta, morta na guilhotina em 1789. O romance, publicado no Brasil em 1964, privilegia aspectos da historiografia pertencentes à corrente da História Cultural, ao mesmo tempo em que faz uso de ferramentas da escrita literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Falqueto Lemos , Ufes

Mestre (2015) e Douturanda do Programa Pós-Graduação em Letras da UFES. Professora da Secretaria de Estado de Educação (ES). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (ES). Integrante do Grupo de Pesquisa Literatura e Educação.

Jayza Monteiro Almeida , Ufes

Graduada em História pela Faculdade Saberes e especialização em Educação Inclusive e Diversidade pelo Intituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd. Mestranda no programa de Ensino na Educação Básica da UFES.

Publicado

20/05/2015

Como Citar

Lemos , A. F. ., & Almeida , J. M. . (2015). Maria Antonieta: protagonista histórica de romance literário. Revista Mosaicum, 11(21). https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.186

Edição

Seção

Artigo(s)