Identidade em performance no Ticumbi de São Benedito

Autores

  • Michele Freire Schiffler UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.187

Palavras-chave:

Literatura oral, Ticumbi, Conceição da Barra, Espírito Santo, Ancestralidade, Teatro, Quilombos, Senzalas

Resumo

O presente trabalho analisa a importância da literatura oral e da performance na construção da identidade cultural de comunidades remancescentes de quilombos e senzalas na região Norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. Como corpus, foi empregado o teatro popular regional, conhecido como Ticumbi, de Conceição da Barra. Essa performance cultural é protagonizada por antigos moradores de comunidades rurais quilombolas, os quais trazem vivos traços do passado escravocrata brasileiro e da Diáspora Atlântica, representando e atualizando histórias de lutas e traumas de seus antepassados. O discurso proferido diante da audiência evidencia tensões sociais que estão vinculadas à questão territorial, à corrupção política e à matriz cultural híbrida, que semantiza simbolicamente a força de sua

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Freire Schiffler , UFSCar

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Publicado

20/05/2015

Como Citar

Schiffler , M. F. . (2015). Identidade em performance no Ticumbi de São Benedito. Revista Mosaicum, 11(21). https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.187

Edição

Seção

Artigo(s)