Identidade em performance no Ticumbi de São Benedito
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.187Palavras-chave:
Literatura oral, Ticumbi, Conceição da Barra, Espírito Santo, Ancestralidade, Teatro, Quilombos, SenzalasResumo
O presente trabalho analisa a importância da literatura oral e da performance na construção da identidade cultural de comunidades remancescentes de quilombos e senzalas na região Norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. Como corpus, foi empregado o teatro popular regional, conhecido como Ticumbi, de Conceição da Barra. Essa performance cultural é protagonizada por antigos moradores de comunidades rurais quilombolas, os quais trazem vivos traços do passado escravocrata brasileiro e da Diáspora Atlântica, representando e atualizando histórias de lutas e traumas de seus antepassados. O discurso proferido diante da audiência evidencia tensões sociais que estão vinculadas à questão territorial, à corrupção política e à matriz cultural híbrida, que semantiza simbolicamente a força de sua
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.