Análise do perfil microbiológico da carne bovina comercializada em mercado público de Teixeira de Freitas
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.189Palavras-chave:
Epidemiologia, Microbiologia, DTA, Carne, Mercado municipal, Teixeira de FreitasResumo
Um dos principais meios para comercialização da carne bovina são os mercados municipais. Mesmo exercendo uma importante influência econômica e cultural, o que se observa nesses espaços é uma ausência de padronização, levando a manipulação duvidosa da carne. A fim de colaborar com a redução dos problemas de saúde pública, esse trabalho teve como objetivo geral traçar o perfil microbiológico da carne bovina comercializada no Mercado Municipal Timóteo Alves de Brito em Teixeira de Freitas - BA. Após coletadas, as amostras foram submetidas ao cultivo em meios de cultura para determinação de bactérias Gram positivas e negativas, além de fungos. Mesmo não havendo crescimento de bactérias Gram positivas, o alto índice encontrado de bactérias Gram negativas, entre elas Salmonella spp., demonstra que os açougues analisados não estão cumprindo a legislação vigente que regulamenta o setor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.