Perfil epidemiológico da hanseníase no distrito de São José, município de Alcobaça, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.190Palavras-chave:
Microbiologia, Hanseníase, Distrito de São José, Alcobaça, Mycobacterium leprae, EpidemiologiaResumo
A hanseníase é doença infecciosa crônica, tem preferência pela pele e nervos periféricos o que torna seu diagnóstico simples. O objetivo deste estudo é definir o perfil epidemiológico da hanseníase no distrito de São José do município de Alcobaça, BA, no período de 2010 a 2104, a partir de um estudo epidemiológico, observacional, descritivo, transversal, retrospectivo, com levantamento de dados secundários de cunho quantitativo e qualitativo. A população estudada foi composta por 29 casos de notificação de hanseníase, registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), na vigilância epidemiológica de Alcobaça, BA. O ano de 2011 foi o mais acometido pela hanseníase. Observou-se o predomínio de indivíduos com idade entre 16 a 40 anos, em sua maioria do sexo feminino, raça parda, que possuem o baixo nível de escolaridade e que são residentes da zona urbana.
Palavras-chave: Hanseníase. Epidemiologia. Mycobacterium leprae.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.