Avaliação do perfil lipídico e prevalência de dislipidemia em adultos da demanda laboratorial de Teixeira de Freitas, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.193Palavras-chave:
Biomedicina, Dislipidemia, Colesterol, TriglicerídeosResumo
O presente trabalho objetivou determinar a prevalência de dislipidemia em adultos de faixa etária de 20 a 49 anos, tanto do sexo masculino quanto o sexo feminino, da demanda laboratorial de Teixeira de Freitas, Bahia. Casuísticas procedentes de amostras de 30% dos laboratórios não hospitalares da cidade, no ano de 2009 e 2010. Para a determinação das dislipidemias, consideraram-se os valores estabelecidos na III Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias. Para os dados analisados em pacientes que realizaram exames de dosagens do Col-T, Tg, HDL-c e LDL-c, observou-se predomínio de pacientes do sexo feminino para ambos os anos. As análises dos dados coletados apontam a existência de dislipidemias, contudo, prevalecendo os níveis desejáveis. Conclui-se que a maior parte da população estudada se encontra dentro dos parâmetros normais, contudo, tem-se ainda uma quantidade considerável de pacientes com prevalências de dislipidemias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.