Fungos e bactérias cultiváveis do solo em áreas de reflorestamento de Mata Atlântica da Usina Santa Maria, em Medeiros Neto, BA
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.194Palavras-chave:
Microbiologia, Microorganismos, Fungos, Usina Santa Maria, Medeiros NetoResumo
O presente trabalho objetivou avaliar os fungos e bactérias cultiváveis do solo presentes em duas Áreas de Reserva Legal (ARL) na Usina Santa Maria LTDA, Medeiros Neto, BA. Foram delimitadas três parcelas para coleta de solo dentro de cada área observando-se tamanho, características topográficas e edáficas. As amostras foram coletadas nas profundidades de 0-5cm e de 5-20 cm. Esses foram trazidas para laboratório e avaliadas quanto ao pH, e à presença de fungos e bactérias. A quantificação das UFC fúngicas e bacterianas foi realizada pelo método de diluição e plaqueamento em meio de cultivo. Houve diferença na dinâmica da população de microrganismos entre os sistemas de reflorestamento relacionados à UFC e morfotipo, bem como para UFC e pH. Conclui-se que quantificação de UFC está intrisecamente relacionada ao número de morfotipo, assim como o pH.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.