A relação patógeno-hospedeiro do paracoccidioides brasiliensis

Autores

  • Wagner Gonçalves Macena Uneb
  • Clesya Vieira da Silva Fasb
  • Juliana Alves da Silva Vieira Fasb

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.195

Palavras-chave:

Microbiologia, Paracoccidioides brasiliensis, Paracoccidioidomicose, Imunopatogenia

Resumo

O Paracoccidioides brasiliensis é um fungo dimórfico dependente de temperatura, para promover a interconversão de morfologia miceliana para leveduriforme. Este fungo é agente etiológico da paracoccidioidomicose, uma micose sistêmica e endêmica, com alta prevalência no Brasil e com exclusividade na América Latina. Objetivou-se compreender os mecanismos de interação que levam o fungo a ter a capacidade de colonizar e estabelecer formas clínicas de infecção ou doença no hospedeiro, bem como compreender os fatores de virulência associados ao P. brasiliensis, que promovem mecanismoms de escape frente às defesas do hospedeiro, assim como correlacionar a participação da resposta imune do hospedeiro diante da patogenicidade do fungo. A metodologia empregada caracteriza-se, por ser uma pesquisa de caráter bibliográfico, isto é,  com base em materiais já elaborados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Gonçalves Macena , Uneb

Mestre em Genética e Biologia Molecular, Bacharel em Biomedicina, Licenciado em Biologia, Professor de imunologia e hematologia da Fasb. Professor substituto da Uneb.

Publicado

20/05/2015

Como Citar

Macena , W. G. ., Silva , C. V. da ., & Vieira , J. A. da S. (2015). A relação patógeno-hospedeiro do paracoccidioides brasiliensis. Revista Mosaicum, 11(21). https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.195

Edição

Seção

Artigo(s)