A relação patógeno-hospedeiro do paracoccidioides brasiliensis
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.195Palavras-chave:
Microbiologia, Paracoccidioides brasiliensis, Paracoccidioidomicose, ImunopatogeniaResumo
O Paracoccidioides brasiliensis é um fungo dimórfico dependente de temperatura, para promover a interconversão de morfologia miceliana para leveduriforme. Este fungo é agente etiológico da paracoccidioidomicose, uma micose sistêmica e endêmica, com alta prevalência no Brasil e com exclusividade na América Latina. Objetivou-se compreender os mecanismos de interação que levam o fungo a ter a capacidade de colonizar e estabelecer formas clínicas de infecção ou doença no hospedeiro, bem como compreender os fatores de virulência associados ao P. brasiliensis, que promovem mecanismoms de escape frente às defesas do hospedeiro, assim como correlacionar a participação da resposta imune do hospedeiro diante da patogenicidade do fungo. A metodologia empregada caracteriza-se, por ser uma pesquisa de caráter bibliográfico, isto é, com base em materiais já elaborados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.