Parasitoses intestinais em escolares do ensino fundamental I no bairro Ulisses Guimarães e no Residencial dos Pioneiros na cidade de Teixeira de Freitas, BA
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.196Palavras-chave:
Microbiologia, Parasitoses, Infecções, Teixeira de FreitasResumo
Os parasitas são seres que obtém benefícios a custa de um hospedeiro. As parasitoses podem desencadear alterações no estado físico e psicossocial, interferindo na qualidade de vida de seus portadores, sendo as crianças um grupo de alto risco para infecções parasitárias. Para que o parasitismo se manifeste clinicamente, existem fatores que influenciam, como a relação entre patógeno-hospedeiro, meio ambiente, propondo o surgimento de sinais e sintomas que sugerem a parasitose. Tendo em visto a importância epidemiológica das enteroparasitoses infantis, foram realizados levantamentos sobre a incidência de parasitoses no Município de Teixeira de Freitas - BA. Foram analisadas 65 amostras fecais de escolares da rede pública e investigadas possíveis associações epidemiológicas destas com as condições socioeconômicas locais que culminaram na promoção de saúde através de palestras sobre prevenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.