Perfil epidemiológico da tuberculose no munícipio de Teixeira de Freitas

Autores

  • Diana Cavalcante Miranda de Assis UFBA
  • Isamara Moreira Cares Fasb

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v9i18.206

Palavras-chave:

Microbiologia, Microbactéria, Tuberculose, Teixeira de Freitas

Resumo

Traça o perfil epidemiológico da tuberculose no munícipio de Teixeira de Freitas, BA, entre os anos de janeiro de 2009 a setembro de 2013. Metodologia: Estudo descritivo, retrospectivo de levantamento de dados secundários. A população do estudo foi composta por 386 casos de pacientes diagnosticados com tuberculose, registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificaçao (SINAN) na vigilância epidemiológica de Teixeira de Freitas/BA que deram continuidade ao tratamento do período pesquisado. Resultados: a tuberculose pulmonar (TB) apresentou maior incidência entre os casos registrados. O perfil dos pacientes observado em Teixeira de Freitas com TB são, na maioria, indivíduos do sexo masculino, com idade entre 19 a 60 anos, que possuem baixa escolaridade e que residentes na zona urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Cavalcante Miranda de Assis , UFBA

Mestre em Medicina e Saúde (UFBA), Fisioterapeuta (EBMSP), Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e da Faculdade do Sul da Bahia (FASB).

Isamara Moreira Cares , Fasb

Graduanda em Biomedicina e graduanda em Enfermagem (FASB).

Publicado

20/10/2013

Como Citar

Assis , D. C. M. de ., & Cares , I. M. . (2013). Perfil epidemiológico da tuberculose no munícipio de Teixeira de Freitas. Revista Mosaicum, 9(18). https://doi.org/10.26893/rm.v9i18.206

Edição

Seção

Artigo(s)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)