Toxoplasmose: conhecimento das gestantes sobre a patologia, seus riscos e prevenção

Autores

  • Diana Cavalcante Miranda de Assis UFBA
  • Daniela Siquara Giacomin Fasb
  • Raíla Rebouças Pires Fasb

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v9i18.207

Palavras-chave:

Biomedicina, Toxoplasmose, Toxoplasma gondii, Teixeira de Freitas, Gestação

Resumo

Avalia o conhecimento de gestantes que são atendidas na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Nova América, na cidade de Teixeira de Freitas, Bahia sobre a toxoplasmose, os riscos que podem ocorrer durante a gestação e cuidados que podem e devem ser tomados para que se evite a infecção. Metodologia: Estudo transversal, descritivo, exploratório com análise quantitativa e qualitativa, realizado com 50 gestantes atendidas na ESF. Foi utilizado um questionário contendo 13 questões fechadas. A estatística descritiva foi expressa sob a forma de frequência e percentuais para a análise de dados. Resultados: Para maioria das entrevistadas (78%), o conhecimento sobre a toxoplasmose é escasso, não sabendo e nunca tendo recebido informações sobre a doença, só chegando informações para 22% delas e 4% delas, com possível infecção ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Cavalcante Miranda de Assis , UFBA

Mestre em Medicina e Saúde (UFBA); Fisioterapeuta (EBMSP); Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), e da Faculdade do Sul da Bahia (FASB).

Publicado

20/10/2013

Como Citar

Assis , D. C. M. de ., Giacomin , D. S. ., & Pires , R. R. . (2013). Toxoplasmose: conhecimento das gestantes sobre a patologia, seus riscos e prevenção. Revista Mosaicum, 9(18). https://doi.org/10.26893/rm.v9i18.207

Edição

Seção

Artigo(s)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)