Toxoplasmose: conhecimento das gestantes sobre a patologia, seus riscos e prevenção
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v9i18.207Palavras-chave:
Biomedicina, Toxoplasmose, Toxoplasma gondii, Teixeira de Freitas, GestaçãoResumo
Avalia o conhecimento de gestantes que são atendidas na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Nova América, na cidade de Teixeira de Freitas, Bahia sobre a toxoplasmose, os riscos que podem ocorrer durante a gestação e cuidados que podem e devem ser tomados para que se evite a infecção. Metodologia: Estudo transversal, descritivo, exploratório com análise quantitativa e qualitativa, realizado com 50 gestantes atendidas na ESF. Foi utilizado um questionário contendo 13 questões fechadas. A estatística descritiva foi expressa sob a forma de frequência e percentuais para a análise de dados. Resultados: Para maioria das entrevistadas (78%), o conhecimento sobre a toxoplasmose é escasso, não sabendo e nunca tendo recebido informações sobre a doença, só chegando informações para 22% delas e 4% delas, com possível infecção ativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.