Infecção do trato urinário no período gestacional

Autores

  • Tharcilla Nascimento da Silva Macena UESC
  • Ana Cristina Socorro Tinoco Fasb
  • Waniara Aguilar de Oliveira Fasb

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v9i18.210

Palavras-chave:

Biomedicina, Trato urinário (ITU), Micro-organismos, Gravidez

Resumo

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das infecções mais comuns durante o período gestacional. O fácil acesso das bactérias presentes na microbiota instestinal facilita a sua migração ao ânus e consequentemente ao trato urinário. Objetivou-se correlacionar as complicações das infecções do trato urinário com o período gestacional. A metodologia consistiu  de uma pesquisa bibliográfica descritiva de caráter qualitativo, incluindo estudos desde 2000 a 2013. As ITUs podem causar sérias complicações tanto para mãe quanto para o feto, dentre estas complicações destacam-se; parto prematuro, recém-nascido de baixo peso, ruptura de membranas amnióticas, ou até mesmo a morte materno-fetal. Por isso, é de suma importância um monitoramento contínuo para que a infecção não evolua e traga consequências danosas tanto para a mãe quanto para o feto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tharcilla Nascimento da Silva Macena , UESC

Mestre em Genética e Biologia Molecular. Professora efetiva da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Faculdade do Sul da Bahia (FASB)

Publicado

20/10/2013

Como Citar

Macena , T. N. da S. ., Tinoco , A. C. S. ., & Oliveira , W. A. de . (2013). Infecção do trato urinário no período gestacional. Revista Mosaicum, 9(18). https://doi.org/10.26893/rm.v9i18.210

Edição

Seção

Artigo(s)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>