A filologia e a crítica textual: comentários de textos regionais
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v1i3.269Palavras-chave:
Filologia, Crítica textual, Interpretação, Linguística, Língua, LiteraturaResumo
Este artigo pretende mostrar a importância da Interpretação e Explicação de Textos como atividades básicas aos estudos filológicos. É o filólogo quem, ao debruçar-se sobre um texto, um manuscrito antigo ou uma edição moderna, nos garantirá não só a autenticidade do documento quanto à segurança das
informações para outros pesquisadores, a exemplo dos literatos e críticos da literatura. Buscar-se-á, ao desenvolver este texto, evidenciar a estreita relação que há entre língua e literatura, filologia e crítica textual. Na verdade, quando o filólogo tece comentários ou explicação de textos, tarefa da Filologia, ciência que abrange diversas atividades, principalmente as de ordem lingüística e de conteúdo, ele está “abrindo caminhos” para a garantia de informações seguras e imprescindíveis à Literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.