Um saber que não se explica: notas sobre O Mestre Ignorante, de Jacques Rancière
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v1i3.271Palavras-chave:
Saber, O Mestre Ignorante, Jacques Rancière, EnsinoResumo
Entre o ensinar e o aprender há muito mais do que meras ou mesmo elaboradas explicações. É possível, até mesmo, que as explicações constituam o maior fator impeditivo do aprender. Inversamente ao que é comum se pensar, pode ser que as explicações criem apenas uma série progressiva,
ordenada e hierárquica de condicionantes para que o entendimento necessário ao saber seja pesquisado de modo inalcançável, posto que sempre adiado para um momento posterior. Este adiamento coincide com a situação supostamente superior daquele que detém os mecanismos do ensino e decide qual é o momento adequado à aprendizagem do aprendiz, conseqüentemente colocado em situação de inferioridade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.