Representação das identidades híbridas na cidade de Teixeira de Freitas, Bahia: desenvolvimento e aspectos culturais
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v2i4.278Palavras-chave:
Pós-mdernidade, Identidades híbriddas, Teixeira de Freitas, DesterritorializaçãoResumo
O presente artigo pretende analisar as contribuições do movimento migratório para a formação identitária do município de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. Os elementos conceituais de identidade são aqui analisados a partir das discussões sobre a pós-modernidade ou modernidade tardia e sua influência no cotidiano urbano do município em questão, que apresenta em sua constituição populacional, ordenação de valores instituídos pelo processo de migração de várias regiões, revelando tendências naturais da hibridação cultural, desterritorialização e reterritorialização. Por meio de pesquisa qualitativa, empregou-se a entrevista semi-estruturada para coleta
de dados. Conclui-se que a identidade da cidade de Teixeira de Freitas não está por ser formada, mas apresenta em sua essência uma antecipação às novas formas de ocupação dos espaços físicos e simbólicos, resultantes da construção sócio-histórica, ora denominada de pluralidade cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.