Formação de docentes no Colégio Estadual Lomanto Júnior, Alcobaça, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v2i4.283Palavras-chave:
Educação, Formação de professores, Colégio Lomantho Júnior., AlcobaçaResumo
O objetivo desse texto é analisar a influência da educação profissionalizante como garantia de emprego após a
conclusão de curso técnico na escolha profissional dos recémformados no curso normal (ensino médio) da Escola Lomanto Júnior, em Alcobaça, Bahia. Através da pesquisa bibliográfica e documental, foi possível verificar a relação entre o contexto histórico educacional nos âmbitos federal, estadual e municipal e a prática pedagógica no referido Colégio. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados realizado através de entrevistas com docentes e discentes. A pesquisa revelou aspectos distintos para discentes e docentes. Para os discentes, o despreparo profissional inicia-se na própria formação acadêmica com o ensino fundamental e se confunde com a imaturidade
característica da adolescência. Quanto aos docentes, contingências como inadequação de espaço físico para execuçãodas atividades propostas e a morosidade dos órgãos competentes também contribuem para as dificuldades encontradas nesta formação. No entanto, a busca por melhorias quanto a qualidade da educação tem sido a luta de alguns professores que, apesar da conturbada herança histórica brasileira e contingências adversas, acreditam na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.