O palco descomedido dos anti-heróis em Auto da Compadecida: comédia, sátira e ironia

Autores

  • Wilbett

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v3i5.290

Palavras-chave:

Literatura, Sátira, Ironia, Auto da Compadecida, Ariano Suassuna

Resumo

Este estudo analisa no texto Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, o processo de estilização, meio pelo qual o autor tece suas críticas à sociedade. Fundamenta-se nos estudos realizados por Afonso Romano de Sant´Anna sobre a estilização, a partir das ideias de Tynianov e Mikhail Bakthin, que entende o discurso como espaço de inter-relações, tendo a enunciação como ato verbal e extraverbal, produto que, enquanto processo, reitera em si as marcas de sua tessitura. Sustenta a ideia de que o texto suassuniano, recorrendo-se à sátira, à comédia e ao humor, não se prende única e exclusivamente aos autos vicentinos, visto que as especificidades do gênero encontram disseminadas no próprio fazer-literário, e que a criatividade da obra estilizada tem o dialogismo como gesto semântico e não como gesto destruidor. Conclui que a pluralidade de textos presente em Auto da Compadecida emerge de um processo de

revitalização do romanceiro nordestino.

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Biografia do Autor

Wilbett

Graduado em Letras-Português (UFES), especialista em Literatura Brasileira (UNIVERSO-RJ). É editor, revisor de textos científicos e jornalísticos, poeta, ensaísta e professor de Fasb. Tem vários artigos e ensaios publicados em revistas científicas.

Publicado

29/06/2020

Como Citar

Oliveira, W. . . (2020). O palco descomedido dos anti-heróis em Auto da Compadecida: comédia, sátira e ironia. Revista Mosaicum, 3(5). https://doi.org/10.26893/rm.v3i5.290

Edição

Seção

Ensaio(s)