O discurso em três dimensões: uma análise crítica do processo de leitura em inglês como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v8i15.293Palavras-chave:
Leitura, Discurso, Língua inglesa, Aprendizagem, LinguagemResumo
: Com base em uma perspectiva não-representacionaista da linguagem vygotskiana de ensino-aprendizagem e sociointeracional de leitura, o presente artigo investiga o processo de leitura em inglês como língua estrangeira (ILE). Como arcabouço teórico, utilizo a visão de linguagem como prática social (FABRÍCIIO, 2002), a noção vygotskiana de ensino-aprendizagem (VYGOTSKY, 1998), o modelo de leitura sociointeracional (LEFFA, 1999), e a análise crítica do discurso (ACD) (WODAK, 2001) de modo a criar inteligibilidade sobre o processo de leitura em ILE de alunos pré-intermediários de um projeto de ensino de línguas da UFRJ. Os resultados mostram que diferentes visões sobre linguagem, ensino-aprendizagem e leitura coexistem e perpassam as práticas dos alunos de ILE quando envolvidos em atividades de leitura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.