O discurso em três dimensões: uma análise crítica do processo de leitura em inglês como língua estrangeira

Autores

  • Luciana Leitão da Silva UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v8i15.293

Palavras-chave:

Leitura, Discurso, Língua inglesa, Aprendizagem, Linguagem

Resumo

: Com base em uma perspectiva não-representacionaista da linguagem vygotskiana de ensino-aprendizagem e sociointeracional de leitura, o presente artigo investiga o processo de leitura em inglês como língua estrangeira (ILE). Como arcabouço teórico, utilizo a visão de linguagem como prática social (FABRÍCIIO, 2002), a noção vygotskiana de ensino-aprendizagem (VYGOTSKY, 1998), o modelo de leitura sociointeracional (LEFFA, 1999), e a análise crítica do discurso (ACD) (WODAK, 2001) de modo a criar inteligibilidade sobre o processo de leitura em ILE de alunos pré-intermediários de um projeto de ensino de línguas da UFRJ. Os resultados mostram que diferentes visões sobre linguagem, ensino-aprendizagem e leitura coexistem e perpassam as práticas dos alunos de ILE quando envolvidos em atividades de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Leitão da Silva, UFRJ

Luciana Leitão da Silva é Mestre em Linguística Aplicada e Doutoranda em Linguística Aplicada (UFRJ), Especialista em Literaturas de Língua (ERJ) e Graduada em Letras/Português/Inglês (UFRJ).

Publicado

29/06/2020

Como Citar

Silva, L. L. da . (2020). O discurso em três dimensões: uma análise crítica do processo de leitura em inglês como língua estrangeira. Revista Mosaicum, 8(15). https://doi.org/10.26893/rm.v8i15.293

Edição

Seção

Artigo(s)