A gestão do conhecimento como diferencial de competitividade e sobrevivência das organizações

Autores

  • Henderson Carvalho Torres
  • Rodney Alves Barbosa
  • Kátia de Fátima Vilela

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v6i12.305

Palavras-chave:

Competitividade, Gestão do conhecimento, Organização

Resumo

Desde os primórdios, a gestão do conhecimento manifesta-se em todas as ações da vida, nas decisões e até mesmo na sobrevivência da espécie humana, mas foi há pouco tempo que as organizações e seus administradores passaram a perceber sua influência e suas implicações na competitividade e nos resultados empresariais. O capital intelectual como a qualificação dos colaboradores, a tecnologia da informação e os incentivos à inovação podem desempenhar papel preponderante na sobrevivência e no crescimento da organização. Os sistemas tradicionais de mensuração não foram concebidos para lidar com a complexidade desses ativos intangíveis baseados no conhecimento. O conhecimento é à base da estrutura interna e externa de qualquer organização. Para poder competir e enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais exigente, as organizações têm que investir em recursos humanos a fim de capacitá-los a aprender constantemente e se adaptarem às rápidas mudanças do mercado cada vez mais globalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henderson Carvalho Torres

Professor e coordenador da Faculdade do Sul da Bahia – FASB e Professor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB Mestre em Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona – Graduado em Administração.

Rodney Alves Barbosa

Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, Graduado em Matemática .

Kátia de Fátima Vilela

Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequena Empresa e Graduada emAdministração

e Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos e Professora da Faculdade do Sul da Bahia – Fasb.

Publicado

29/06/2020

Como Citar

Torres, H. C. ., Barbosa, R. A. ., & Vilela, K. de F. . (2020). A gestão do conhecimento como diferencial de competitividade e sobrevivência das organizações. Revista Mosaicum, 6(12). https://doi.org/10.26893/rm.v6i12.305

Edição

Seção

Artigo(s)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)