Análise quali-quantitativa e nível de adequação da arborização em três praças públicas no município de Teixeira de Freitas, BA
DOI:
https://doi.org/10.26893/RMv.15n29/107-122/2019Palavras-chave:
Composição florística., Fitossanidade, Injúria mecânica, Arborização, Teixeira de FreitasResumo
Realizou-se uma análise quali-quantitativa da arborização de três principais praças públicas no município de Teixeira de Freitas, BA, avaliando se essas árvores são adequadas para plantio nesses espaços. As três praças foram: Praça dos Leões (Praça 1), Praça da Bíblia (Praça 2) e Praça da Prefeitura (Praça 3). Foram encontrados 90 indivíduos, distribuídos em 17 espécies, 15 gêneros e 08 famílias botânicas. As famílias botânicas mais representativas foram: Fabaceae, Bignoniaceae e Moraceae. As espécies exóticas totalizaram 76,48% e nativas 23,52%. A maior média para altura (12 m) e CAP (137 cm). 62,2% indivíduos estavam saudáveis e 37,8% apresentaram sinais de ataques de pragas e organismos patogênicos. 96, 7 % possuíam injúrias mecânicas e sinais de poda; e 3,3% sem injúria e sinais de poda. Encontrou-se espécies consideradas inadequadas: Ficus benjamina, Senna siamea, Samanea tubulosa, Delonix regia. Evidencia-se a necessidade de um adequado planejamento. da arborização urbana nas praças públicas em estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.