Nota sobre a alimentação de juvenis de pseudupeneus maculatus (bloch, 1793) (actinopterygii: mullidae) na praia de Ponta de Areia (Ilha de Itaparica, Bahia)

Autores

  • Paulo Roberto Duarte Lopes UESC
  • Jailza Tavares de Oliveira-Silva UESC
  • Luiza Teles Barbalho UESC
  • Aline Ferreira Barreto

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v5i10.333

Palavras-chave:

Ictiologia, Alimentação de peixes, Pseudupeneus maculatus, Teleostei, Itaparica, Ilha de Itaparica, Bahia

Resumo

Os conteúdos gastro-intestinais de 106 exemplares de Pseudupeneus maculatus (Bloch, 1793) (Actinopterygii: Mullidae) foram examinados. Os peixes foram coletados na Praia de Ponta de Areia (coordenadas 13º56’S -38º39’W, município de Itaparica, norte da Ilha de Itaparica, estado da Bahia, litoral nordeste do Brasil, Oceano Atlântico ocidental) em fevereiro de 2001. Foram identificadas 16 categorias alimentares. Em ocorrência, predomínio de matéria orgânica digerida (98,11%), Crustacea Amphipoda (80,19%), sedimentos (71,7%), Crustacea Decapoda Dendrobranchiata (53,77%) e Crustacea Copepoda (50,94%) e, em número, predomínio de Amphipoda (38,53%) e Copepoda (37,23%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Duarte Lopes , UESC

Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). tualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: peixes ósseos marinhos, litoral brasileiro, taxonomia, alimentação, coleções.

Jailza Tavares de Oliveira-Silva , UESC

Especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana(1998) e mestrado em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia(2005). Atualmente é bióloga da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Ecologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:ICTIOFAUNA, estrutura de comunidade, Baía de Todos os Santos, BAHIA, Brasil.

Luiza Teles Barbalho , UESC

Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005). É coordenadora do Laboratório de Biologia Pesqueira - LABIPESCA/UFRB, situado no Núcleo de Estudos em Pesca e Aquicultura (NEPA), onde realiza estudos principalmente na área de Ecologia de Comunidades de Peixes, Dieta alimentar e a curadoria da Coleção Científica (ictiofauna), além de auxiliar no desenvolvimento de outros projetos realizados pela equipe de docentes do NEPA. Tem experiência na área Ictiologia, Ecologia de comunidades, Zoologia e Biomonitoramento.

Aline Ferreira Barreto

Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental (2008), pela Faculdade Visconde de Cairu (FAVIC) e Mestrado em Zoologia (2010), pela UEFS. Tem experiência nas áreas de Zoologia, com ênfase em Ictiologia, Taxonomia dos Grupos Recentes, Ecologia e Educação.

Publicado

30/06/2020

Como Citar

Lopes , P. R. D. ., Oliveira-Silva , J. T. de ., Barbalho , L. T. ., & Barreto, A. F. . (2020). Nota sobre a alimentação de juvenis de pseudupeneus maculatus (bloch, 1793) (actinopterygii: mullidae) na praia de Ponta de Areia (Ilha de Itaparica, Bahia) . Revista Mosaicum, 5(10). https://doi.org/10.26893/rm.v5i10.333

Edição

Seção

Artigo(s)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>