Estudo da concentração de iodo presente no sal de cozinha oferecido à população de Teixeira de Freitas, BA e sua interferência na saúde humana
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v4i8.338Palavras-chave:
Saúde, hormônios tireoidianos, Sal, Teixeira de FreitasResumo
Com o objetivo de avaliar a qualidade do sal comercializado na cidade de Teixeira de Freitas-BA, quanto à concentração de iodo, sete amostras de diferentes marcas foram analisadas. Empregou-se o método titulométrico para avaliar o índice de iodo, utilizando tiossulfato de sódio como titulante e amido como indicador. Uma parcela da população adulta de Teixeira de Freitas-BA (21 a 45 anos) foi pesquisada quanto aos níveis dos hormônios tireoidianos: TSH, T3, T4 e T4 livre. O método de
análise adotado foi o de quimioluminescência e os valores de referência seguiram o manual de exames e serviços do Instituto Hermes Pardini. Os resultados demonstraram que todas amostras avaliadas estão de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação em vigor, embora quando comparadas a países europeus, as dosagens encontradas demonstram ser bastante superiores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.