Estudo do índice de massa corporal de alunos da rede municipal de ensino da cidade de Teixeira de Freitas, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v5i9.360Palavras-chave:
Saúde, Nutrição, Obesidade, Teixeira de Freitas, BA, Índice de massa corporalResumo
Este estudo objetivou avaliar a prevalência de sobrepeso/obesidade e baixo peso de 1460 adolescentes da rede municipal de ensino de Teixeira de Freitas, BA, na faixa etária de 10 a 18 anos. O estado nutricional foi analisado mediante o índice de massa corpórea – IMC. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo caracterizada como descritiva, dentro de uma abordagem quantitativa, classificando
os escolares em quatros categorias: baixo peso, eutrofia, sobrepeso e obesidade. A prevalência de sobrepeso/obesidade na amostra foi de 12,05% e a prevalência de baixo peso 8,7%, sendo que a maior incidência de sobrepeso/obesidade ocorreu entre meninas (13,38% contra 10,54% dos meninos) e maior incidência de baixo peso em meninos (10,98% contra 6,69% em meninas). A prevalência de sobrepeso/
obesidade na adolescência precoce foi de 12,51% enquanto que na tardia foi de 9,96%, já a prevalência de baixo peso foi de 9,59% na adolescência precoce e 4,59% na tardia. Concluiu-se que a maior parte da amostra analisada apresenta IMC considerado saudável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.