Reestruturação da economia cacaueira do sul da Bahia pela adoção de novas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v1i2.368Palavras-chave:
Economia, Cacauicultura, Desenvolvimento econômico, Sul da BahiaResumo
A grave crise que assolou a região fez emergir o desemprego que atingiu quase totalidade dos trabalhadores da cultura, intensificando o êxodo rural, o esvaziamento do campo e o arrefecimento dos setores cuja dinamicidade dependia fundamentalmente do cacau. Este trabalho visa contribuir para o debate na busca de soluções para o problema da cacauicultura baiana. A pretensão é avaliar quantitativamente o impacto da utilização de tecnologia agrícola na cultura sobre a geração de emprego e renda, bem como seus reflexos socioeconômicos na região. Para analisar os resultados da pesquisa, foram utilizados modelos econométricos de regressão que demonstraram os impactos e as relações entre as variáveis selecionadas. A investigação identificou a capacidade geradora de riqueza do produto durante três décadas, bem como a sua distribuição entre os habitantes da área selecionada. O estudo dimensionou o impacto da agropecuária nos setores industrial e de serviços. Finalmente, o estudo sugere a intensificação da pesquisa em engenharia genética para a criação de clones de alta produtividade, permitindo a retomada da atividade econômica na região a partir da cacauicultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.