O ministério público e a educação em direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v1i2.371Palavras-chave:
Direito, Direitos humanos, Ministério público, EducaçãoResumo
Direitos humanos é assunto que se reveste de extrema importância, eis que trata dos direitos elementares das pessoas. O grande desafio, entretanto, é tornar efetivo os direitos reconhecidos aos seres humanos. Eis que grande parcela da população mundial, sobretudo a brasileira, vê diariamente o descaso com que tais direitos são tratados pelo poder estatal. Inicialmente, para que tais direitos sejam de fato implementados no cotidiano das pessoas, mister que a sociedade seja educada em direitos humanos, pois não raro são aquelas que desejam o respeito de seus direitos, porém posicionam-se contrárias à luta empreendida em prol dos direitos humanos, assim agindo por entenderem que tais se referem exclusivamente àqueles que infringem as leis, aos que ameaçam o homem de bem. E levando em conta que todo poder emana do povo, jamais se conseguirá implementar tais direitos se este "povo" não colaborar. E como colaborar se não se sabe o que é? Neste momento é que a instituição do Ministério Público exerce um relevante papel, pois considerando sua missão constitucional de defesa do regime democrático e defesa dos interesses sociais indisponíveis, poderá contribuir para que esta educação em direitos humanos seja realizada. Geralmente, a sociedade vê no Ministério Público um grande aliado na luta, visando à solução dos seus problemas. Diante de tamanha responsabilidade assumida com a sociedade, o Ministério Público torna-se cada vez mais relevante para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.