A liberdade da escrita na/da internet: características lexicais do dialeto internetês
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v1i2.372Palavras-chave:
Escrita, Novas tecnologias, Internet, Linguagem, DialetoResumo
Com o surgimento da internet, o ato da escrita, utilizando-se de algumas ferramentas (computador, teclado, programas de interface), suporte (tela) e dispositivos (meios eletrônicos) ganhou novas formas, diferenciando-se das formas de escritas tradicionais. O novo espaço virtual é capaz de favorecer ao texto outras características linguísticas capazes de promover um novo modo de comunicação, a partir do hipertexto e novas estratégias ao escrever. Nosso objetivo é, portanto, mostrar que esse novo modelo de escritura na/da internet dá maior liberdade ao escrevente, uma vez que este não se prende aos padrões formais e normativos da escrita linear, mas esse modelo aproxima-se cada vez mais da oralidade. Em nossa análise, pretendemos identificar algumas características da lexicologia do dialeto internetês, bem como marcas linguísticas da língua oral presentes nas tipologias textuais da internet que, ao promover dispositivos eletrônicos, provocam mudanças no processo da escrita, em que, ao economizar tempo, implica dizer economia, também, de palavras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.