Caracterização de pesquisas focalizando as questões ambientais
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v1i2.376Palavras-chave:
Educação ambiental, Pesquisa, EscolaResumo
Esse texto é o resultado de um estudo realizado em oitocentos e noventa artigos publicados em Coletâneas e Anais de Encontros de Ensino de Biologia, focalizando explicitamente as pesquisas que abordam as temáticas ambientais. Considerando a atualidade e representatividade destes documentos, foram consultados as Coletâneas do VI, VII e VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Biologia - EPEB e os Anais do I e do II Encontro Regional de Biologia - EREBIO (Regional 2). Como não se tratam de encontros específicos de Educação Ambiental, centramos nossa atenção em discutir as abordagens investigativas presentes nestas publicações e, em que medida, o enfoque ambiental tem predominância, caracterizando particularmente aquelas que envolvem a participação de professores. Os artigos foram reunidos em categorias que levaram em consideração a temática e o objeto, o contexto da pesquisa, os sujeitos participantes, a metodologia e os referenciais teóricos utilizados. Verificamos que, ao longo do período investigado, houve um aumento gradual no número de pesquisas publicadas sobre a temática ambiental nestes encontros. Isto é mais acentuado nos trabalhos que envolvem escolas de ensino fundamental e médio, sendo que as investigações realizadas com professores representam a porção mais significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.