Arranjos produtivos locais: uma estratégia para o desenvolvimento regional

Autores

  • Wilson Alves de Araújo Uneb

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v1i2.378

Palavras-chave:

Economia, Arranjo produtivo, Competitividade, Desenvolvimento econômico

Resumo

O processo de globalização tem produzido consequências de alto impacto, no aspecto institucional das nações, na soberania nacional e na crescente presença de temas supranacionais na agenda política das nações. O crescimento dos fluxos mundiais de comércio e de movimentação de ativos financeiros é um dos indicadores mais visíveis deste processo, influenciando a interdependência dos mercados financeiros e reduzindo a eficácia das políticas de desenvolvimento econômico dos países pobres e em vias de desenvolvimento. Verificando-se que o processo de globalização é inexorável, as nações, empresas e demais atores procuram desenvolver bases competitivas para a internacionalização da economia, na busca do desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vidas das pessoas. Desta forma, este artigo aborda como estratégia de desenvolvimento regional, a sustentabilidade de processos de desenvolvimento baseados em aglomerados produtivos, especialmente nos arranjos produtivos locais, centrando a discussão na inovação e na participação dos diversos atores envolvidos com o crescimento e desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Alves de Araújo, Uneb

Mestre em Economia Empresarial (2007) - Universidade Cândido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro, Brasil. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2018) - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus Eunápolis, Bahia, Brasil. Diretor eleito biênio 2018-2020 no DECHT/Campus XVIII ? Eunápolis, Bahia, Brasil. 

Publicado

22/10/2020

Como Citar

Araújo, W. A. de . (2020). Arranjos produtivos locais: uma estratégia para o desenvolvimento regional. Revista Mosaicum, 1(2). https://doi.org/10.26893/rm.v1i2.378

Edição

Seção

Artigo(s)