Notas sobre a alimentação de juvenis de caranx latus agassiz, 1831 e de três espécies de trachinotus lacepède, 1801 (actinopterygii: carangidae) na praia de Ponta da Ilha de Itaparica, Bahia)

Autores

  • Paulo Roberto Duarte Lopes UEFS
  • Jailza Tavares de Oliveira-Silva UEFS
  • Renata Rúbia Carvalho Araújo UEFS
  • Alexandre Lucas Lima da Silva
  • Braz Tavares da Hora Júnior
  • Gabriella Sousa Bispo

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v4i7.398

Palavras-chave:

Ictiologia, alimentação de peixes, Caranx latus agassiz, Ponta da Ilha, Bahia

Resumo

Foram analisados os conteúdos gastro-intestinais de 60 exemplares de Caranx  latus, 41 de Trachinotus carolinus, 4 de T. falcatus e 9 de T. goodei (Actinopterygii, Carangidae) coletados na Praia de Ponta da Ilha (sul da Ilha de Itaparica, cerca de 13o07’S - 38o45’W, Bahia). Em ocorrência, para C. latus, matéria orgânica digerida (MOD, 100,0%) e matéria inorgânica (30,0%); em T. carolinus, restos de Crustacea (46,3%) e MOD (43,9%); para T. falcatus, Copepoda, Isopoda, Amphipoda e restos de vegetais superiores (50,0% cada) e em T. goodei, restos de Crustacea, Bivalva e restos de vegetais superiores (44,4% cada).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Duarte Lopes , UEFS

Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: peixes ósseos marinhos, litoral brasileiro, taxonomia, alimentação, coleções.

Jailza Tavares de Oliveira-Silva, UEFS

 Licenciatura em ciencias biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana(1993), especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana(1998) e mestrado em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia(2005). Atualmente é bióloga da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Ecologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:ICTIOFAUNA, estrutura de comunidade, Baía de Todos os Santos, BAHIA, Brasil.

Renata Rúbia Carvalho Araújo, UEFS

Graduação em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004). Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Ecologia

Publicado

03/07/2020

Como Citar

Lopes , P. R. D. ., Oliveira-Silva, . J. T. de ., Araújo, R. R. C. . ., Silva, A. L. L. da ., Hora Júnior , B. T. da ., & Bispo, G. S. (2020). Notas sobre a alimentação de juvenis de caranx latus agassiz, 1831 e de três espécies de trachinotus lacepède, 1801 (actinopterygii: carangidae) na praia de Ponta da Ilha de Itaparica, Bahia). Revista Mosaicum, 4(7). https://doi.org/10.26893/rm.v4i7.398

Edição

Seção

Artigo(s)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>