Concepções de gênero e sexualidade para professores(as)

revisão sistemática de literatura

Autores

  • Diane Angela Cunha Custódio Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás
  • Teresa Cristina Barbo Siqueira Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v34i34.498

Palavras-chave:

Educação, Sexualidade, Escola, Diversidade sexual

Resumo

As escolas abertas à diversidade sexual são vistas como um lugar democrático e emancipatório, um lugar de todos (as) e para todos (as), onde as diferenças sejam reconhecidas e valorizadas. A presente revisão sistemática da literatura analisou produções científicas nacionais publicadas entre 2010 e 2016, com o objetivo de investigar as concepções dos (as) professores (as) em relação às questões de gênero e sexualidade. Foram pesquisadas na base de dados SciELO, LILACS e EDUC@, considerando critérios de inclusão/exclusão, foram selecionadas 12 publicações para análise. O referencial teórico adotado para a discussão foi baseado nas reflexões de Foucault, Butler e Louro. Destaca-se a urgência de avançar no debate e investir em capacitação docente sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Barbo Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Fez Graduação em Psicologia e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, educação, sexualidade, educação sexual e políticas públicas.

Publicado

18/12/2021

Como Citar

Custódio, D. A. C., & Siqueira, T. C. B. . (2021). Concepções de gênero e sexualidade para professores(as): revisão sistemática de literatura. Revista Mosaicum, 34(34). https://doi.org/10.26893/rm.v34i34.498

Edição

Seção

Artigo(s)