jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário

uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos

Autores

  • Rodrigo Alves dos Santos UFMG
  • Maria Júlia Silva Bechelane CEFET/MG
  • Orlando Enrico Liz Silvério Silva CEFET/MG

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v15i27.50

Palavras-chave:

Formação de leitores, Letramento, Educação, Texto literário, Jogos digitais

Resumo

Este texto vem demonstrar como os jogos digitais podem se constituir como alternativa para a promoção de letramento literário na formação de leitores críticos e reflexivos no ensino médio. Nele, parte-se de uma síntese da mudança de perspectiva na abordagem do texto literário demandada pelo discurso oficial vigente no país desde os anos 1990, para apresentar um modelo de jogo digital desenvolvido de forma a aplicar a perspectiva dos multiletramentos na formação do leitor de literatura. Tem-se, ainda, uma sumarização das teorias do letramento, destacando seu impacto na abordagem do texto na sala de aula de língua portuguesa do ensino médio nacional.

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Biografia do Autor

Rodrigo Alves dos Santos, UFMG

Doutor em Educação pela FaE-UFMG

Maria Júlia Silva Bechelane, CEFET/MG

Aluna do Curso Técnico em Informática (Cefet-MG).

Publicado

10/05/2018

Como Citar

Santos, R. A. dos ., Bechelane, M. J. S. . ., & Silva , O. E. L. S. . (2018). jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos . Revista Mosaicum, 15(27), 35–48. https://doi.org/10.26893/rm.v15i27.50

Edição

Seção

Artigo(s)