Plantas medicinais para o tratamento de depressão e ansiedade em Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v35i35.509Palavras-chave:
plantas medicinais, ansiedade, depressãoResumo
O interesse pelo conhecimento, uso e comercialização de plantas medicinais e fitoterápicos vem crescendo, e em especial, pela sua utilização no tratamento de transtornos neuropsíquicos, a exemplo da ansiedade e da depressão. Com isso, objetivou-se levantar as plantas medicinais indicadas e comercializadas para o tratamento de depressão e ansiedade no município de Teixeira de Freitas, Bahia. O levantamento de dados foi realizado utilizando entrevistas semiestruturadas com 05 feirantes livres e comerciantes de 05 estabelecimentos de produtos naturais do município de Teixeira de Freitas. Foi levantado 30 espécies medicinais, distribuídas em 20 famílias botânicas, sendo 26 espécies para o tratamento de ansiedade e 10 para depressão. A espécie mais utilizada para o tratamento de ansiedade foi a Amburana cearensis, com sete indicações e para a depressão foi a Hipericum perfuratum, com cinco indicações. O número de espécies indicadas foi significativo, podendo estar relacionado com aumento dessas enfermidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Mosaicum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.