Análise parasitológica de alfaces servidas em restaurantes self-service do município de Teixeira de Freitas, BA
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v15i27.55Palavras-chave:
Saúde pública, Consumo, Higiene, Hortaliças, Parasitas, Teixeira de FreitasResumo
A alface é uma hortaliça que traz benefícios ao consumidor, no entanto representa um meio de disseminação de doenças parasitárias no ser humano. O presente estudo teve como objetivo descrever o perfil parasitológico de alfaces prontas para consumo. Foram coletados aproximadamente 100g de alfaces servidas em dez restaurantes tipo self-service no município de Teixeira de Freitas, Bahia. As amostras foram colocadas em água destilada com detergente neutro por 24 horas para sedimentação espontânea e, posteriormente submetidas a sedimentação forçada. Das amostras analisadas (96,67%) apresentaram presença de estruturas parasitárias, sendo as mais frequentes Ancylostoma duodenale e Toxocara canis, seguido de Tecameba, Hymenolepis nana, dentre outros. Logo, boas me¬didas devem ser tomadas para a preparação de alimentos, pois os parasitas encontrados tem grande importância clínica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.