Avaliação da cobertura vacinal contra o papiloma vírus humano a partir da vacina HPV quadrivalente recombinante nos municípios 9º núcleo regional de saúde da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v15i27.57Palavras-chave:
Vacina Quadrivalente Recombinante contra HPV tipos 6, 11, 16, 18., Papiloma, Vírus, Vacinas contra HPV.Resumo
HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que pode ser transmitido sexualmente, possuindo mais de 100 tipos de vírus de DNA muitas vezes responsáveis pelo desenvolvimento de verrugas genitais, e nos casos mais severos, originando neoplasias como os cânceres de colo de útero, vagina, vulva e ânus. No Brasil a vacina quadrivalente que previne contra os tipos benignos de HPV 6 e 11 e contra os malignos 16 e 18 foi ofertada pelo SUS em 2014 para meninas de 9 a 13 anos de idade em três doses com intervalos de 0,6 e 60 meses. A vacina é preventiva e por isso necessita ampla cobertura para obter sucesso
na diminuição do índice dos portadores de HPV. Este trabalho objetiva avaliar índices de cobertura vacinal contra HPV nos municípios da área de atuação do 9º Núcleo Regional de Saúde da Bahia, tendo em vista a prevenção da infecção pelo HPV.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.